Nossa Trajetória

O Centro Educacional Integrado “Padre Santi Capriotti” – CEI surgiu a partir da vivência de uma pedagoga chamada Sueli Felex Pereira da área de educação especial na Holanda em 22 Setembro de 1981 , o entusiasmo dessa experiência se somou à insatisfação frente aos programas de educação especial até então conhecidos no Brasil. A proposta era iniciar um trabalho na educação de crianças suprindo suas necessidades decorrentes ao atraso de seu desenvolvimento global, bem como favorecendo o estabelecimento do vínculo família – criança – sociedade.

Foi assim que um grupo e profissionais se propôs a criar uma instituição que mais se assemelhasse a uma família e foi ai então que surgiu em Campinas o CEI – Centro Educacional Integrado.

No início eram apenas 5 profissionais das áreas educação e saúde, atendendo crianças portadoras de múltiplas deficiências, nas faixas de 0 a 4 anos em uma casa emprestada na Rua irmã serafina, região central de Campinas.

Neste período o CEI teve vários colaboradores que cederam prédios para que o trabalho continuasse e em 2004 conseguimos a nossa primeira sede própria no “castelo” (Bairro de Campinas) doada pela Instituição CHRISTOFFEL BLINDENMISSION (CBM Internacional).

Em 2006, foi a vez de recebermos uma doação da Cruzada das Senhoras Católicas, a sede atual na Rua Doutor Quirino,1856, onde o CEI ganhou um novo nome, CEI – Centro Educacional Integrado – “Padre Santi Capriotti”, em homenagem ao padre que cedeu o espaço para que este trabalho fosse realizado.

O tempo foi passando e muitas mudanças ocorreram no serviço prestado, até mesmo o perfil do público que estávamos atendendo havia mudado, era necessário uma séria de revisões estruturais, desde a adequação até a ampliação dos espaços físicos e Recursos Humanos.

Á partir do ano de 2017, o CEI – Centro Educacional Integrado assume uma demanda de alto caráter assistencial na região a fim de ampliar os seus atendimentos acompanhando a crescente demanda da região, sendo que na década passada o seu trabalho foi direcionado na educação especial de jovens e adultos.

Hoje em 2018, o Centro Educacional Integrado “Padre Santo Capriotti” – CEI que está há quatro décadas promovendo inclusão e cidadania atende mais de 600 famílias em serviços diferentes, tanto de caráter educacional, como assistencial.

Nossa equipe atualmente é constituída de aproximadamente 86 colaboradores formados em diversas áreas do conhecimento, como pedagogos, educadores físicos, assistentes sociais, psicólogos, administradores, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, monitores, cuidadores sociais e voluntários (Incluindo a Diretoria).

Com uma atuação de enfrentamento, o CEI vem nos últimos anos promovendo aos seus usuários atendimentos com dignidade, gratuitos e de qualidade, proporcionando equidade aos usuários e suas famílias, além de possuir como principal missão o desenvolvimento das potencialidades humanas de forma sustentável na região de Campinas.