terça-feira, 23 de abril de 2024

Home  »  Núcleo de Justiça Restaurativa

Núcleo de Justiça Restaurativa


Em 2019, o Centro Educacional Integrado em parceria com o Grupo Gestor inaugura o primeiro Núcleo de Justiça Restaurativa na cidade de Campinas, com o objetivo de irradiar a Cultura da Paz no Município, oferecendo formação de Introdução à Justiça Restaurativa para novos facilitadores, Círculos de fortalecimento de vínculos e Círculos de resolução de conflitos.

Em 2020 O Núcleo de Justiça Restaurativa, ganhou um novo parceiro o Projeto T-Ser a Cultura da Paz em parceira com o Programa Enfrentamento a Violências da Fundação FEAC que investiu na promoção do bem-estar, a cultura de respeito, empatia, tolerância e paz. O objetivo do projeto era contribuir para a construção de uma comunidade Restaurativas, inicialmente em duas escolas estaduais de Campinas, EE Francisco Glicério e EE Orosimbo Maia.

Missão

O Núcleo de Justiça Restaurativa do CEI inicia suas atividades com a Missão de viver a Cultura de Paz dentro e fora dos muros institucionais.
Acredita na promoção de uma sociedade justa com instituições democráticas forte, onde os direitos humanos são respeitados, proporcionando espaços fértil para a diversidade.

Objetivo

Disseminar a Cultura de Paz, por meio de educação e diálogo na perspectiva das partes vivenciarem o método, onde suas necessidades e a da outra pessoas são expressadas, possibilitando criação de acordos consensuais e cooperativos.

Atividades do Núcleo

  • Mentoria: Espaço para que as pessoas que já se formaram como facilitadores em Justiça Restaurativa possam vivenciar esse ideal, contribuindo com a comunidade de Campinas e Região;
  • Formações: Formações de introdução em Justiça Restaurativa e Formar facilitadores em JR;
  • Grupo de estudos: Espaço de estudo semanalmente com carga horária de 1 hora para leitura de textos e 1 hora de reunião com o grupo. ( sextas das 8h-10h)