quinta-feira, 28 de março de 2024

Home  »  Bazar, estilo e sustentabilidade

Bazar, estilo e sustentabilidade


Foi- se a época que os brechós eram sinônimos de roupas velhas e feias. Nos últimos anos, o consumo dos bazares e brechós subiu gradativamente. Além de serem extremamente benéficos à economia, também são muito amigos da sustentabilidade.

Os bazares são como recicladores de roupas, pois não utilizam de matérias primas naturais para produzirem novas peças. Segundo o Envolverde da Carta Capital, para produzir um quilo de algodão são necessários em média cerca de 20 mil litros de água, fora a energia utilizada. Reciclar ou reutilizar roupas gasta apenas uma pequena fração da energia para a fabricação a partir da matéria-prima.

As roupas descartadas incorretamente geram resíduos sólidos que demoram anos para se deteriorar no meio ambiente.

A qualidade das peças vendidas em brechós é algo ainda muito questionado pelos consumidores. Essa questão varia de loja para loja, mas no Multi Bazar do CEI, todas as peças antes de serem expostas passam por um processo de curadoria para verificação da qualidade do produto, e caso necessário, passam por manutenção.

Agora vão 4 motivos para você comprar em bazares:

1 – Consumo mais responsável
Evitando compras desnecessárias e consumindo de forma mais responsável é um jeito de preservar o meio ambiente.

2 – A natureza e a sociedade te agradecem!
Você pode doar suas roupas que estão no guarda roupa há muito tempo, ou então aquele móvel que está no canto da sua casa sem utilidade. Além de estar ajudando a preservar a natureza, ainda estará contribuindo para um consumo mais consciente e sustentável.

3 – Você estará apoiando comércios locais.
Fazendo a sua doação para brechós e bazares de seu bairro ou cidade você estará favorecendo um comércio local, contribuindo para a renda de alguma família e ainda estará fazendo uma boa ação para o ambiente.

4- Você estará apoiando uma causa social também!
A maior diferença entre brechós e bazares é que, o primeiro é apenas um modelo de negócio de compra e venda, e já o segundo, geralmente tem o intuito de ajudar alguma causa social com o dinheiro arrecadado.

O Multi-Bazar do CEI é uma das fontes de renda própria que temos. É um lugar de convivência que integra a arte, a moda e a inclusão. Ali além de serem vendidos roupas, calçados e acessórios, também é oferecido oficinas de customização e variados cursos gratuitos para as mães dos nossos usuários e qualquer pessoa que tenha interesse.

Em adição a esses cursos, eventualmente o Multi-bazar incentiva a compra autônoma, onde cada um contribui com o valor que acha justo pela peça, sem a necessidade de um intermediário, promovendo um exercício de cidadania.
Venha visitar o Multi Bazar do CEI!

Abrimos de terça e quinta das 11h às 16h e nos demais dias com agendamento prévio.
Rua Doutor Quirino, 1856 – Centro, Campinas.